Anton Rovner
Anton Rovner nasceu a 28 de junho de 1970 em Moscovo, na Rússia, no seio de uma família de literatos. Em 1974, mudou-se com os seus pais para os Estados Unidos. Estudou composição na Pre-College Division da Juilliard School em Nova Iorque com Andrew Thomas, depois estudou na Juilliard School com Milton Babbitt, obtendo o grau de Bacharel em Música em 1991 e o grau de Mestre em Música em 1993. Em 1989-1990, estudou composição com Nikolai Sidelnikov e teoria musical com Yuri Kholopov no Conservatório de Moscovo através do programa IREX Arts Exchange. Frequentou cursos de teoria musical com Jeff Nicholls e Joseph Dubiel no Departamento de Música da Universidade de Columbia (Nova Iorque). De 1993 a 1997, foi o diretor artístico da série de concertos de música contemporânea "Bridge" em Nova Iorque. De 1994 a 1997, estudou composição com Charles Wuorinen no Departamento de Música da Universidade de Rutgers, obtendo o seu doutoramento em 1998. Teve aulas particulares com Tristan Murail.
Desde dezembro de 1997, vive em Moscovo, Rússia. A sua música foi interpretada em Nova Iorque, Moscovo, São Petersburgo, Bryansk, Nizhni-Novgorod, Perm, Ekaterinburg, Kiev, Lviv, Odessa, Chisinau, Bucareste, Paris, Friburgo, Helsínquia, Seul e Caracas. Ensemble em Nova Jersey, pelo Moscow Ensemble of Contemporary Music, pelo Studio for New Music ensemble, pelo 20th Ensemble e pelo Gallery of Atual Music ensemble em Moscovo, pelo "eNsemble" e pelo Sound Ways ensemble em São Petersburgo, pelo Ekaterinburg Ensemble for Contemporary Music em Ekaterinburgo e pelo Archaeus Ensemble em Bucareste. A sua música foi apresentada nos festivais "Moscow Autumn", "Moscow Forum" e "Alternativa", no "Sergei Berinsky Club" e no Piotr Jurgenson Salon em Moscovo, nos festivais "Sergei Oskolkov and his Friends", "From the Avant-garde to the Present Day", "Sound Ways", "Pythian Games" e "Russian Music. O Século XXI", os festivais Nikolai Roslavetz e Nahum Gabo Festival for the Arts, o Festival de Música Contemporânea em Perm, o festival "Contrastes" em Lviv, o festival "Dois Dias e Duas Noites de Música Nova" em Odessa e os "Dias de Música Nova" em Chisinau.
É membro da União de Compositores Russos desde 2001. É professor no Departamento de Especializações Interdisciplinares para Musicólogos do Conservatório de Moscovo desde 2002. Em 2005-2011 estudou no programa de pós-graduação do Conservatório de Moscovo com Valentina Kholopova, tendo escrito a sua dissertação "Sergei Protopopov: Composições Musicais e Trabalhos de Teoria Musical", que defendeu na Academia Russa de Música de Gnesins em 2011, recebendo o grau de Candidato às Artes. Colaborou em revistas de teoria musical na Rússia, EUA, Canadá, Azerbaijão e outros países, incluindo revistas como "Muzykal'naya akademiya", "Muzyka i vremya", "Muzykovedenie" e "Muzykant-klassik" em Moscovo, "Problemy muzykal'noy nauki/Music Scholarship" em Ufa, Rússia, "20th/21st Century Music" e "New Music Connoisseur" em Nova Iorque, "Musicworks" no Canadá, "Musica Ukrainica" em Odessa e "Musiqi Dunyasi" em Baku, Azerbaijão, e participou em numerosas conferências em Moscovo (Conservatório de Moscovo e Museu Scriabin), St. Petersburg (o festival "From the Avant-garde to the Present Day"), Ekaterinburg, Vilnius, Grodno e Berlim.
Desde 2012, trabalha como tradutor e membro do conselho editorial da revista "Problemy muzykal'noy nauki/Music Scholarship". Participou na organização de concertos de música contemporânea no Salão Piotr Jurgenson, na Sala Rachmaninoff do Conservatório de Moscovo e em vários outros locais em Moscovo. Em 2024, está a organizar a série de concertos "Muzykal'nye mosty" ["Pontes Musicais"] na Sala Myaskovsky do Conservatório de Moscovo.