Duo Alcor
O Duo Alcor, é um duo sediado em França e formado em 2002, nasceu da cumplicidade musical muito especial entre duas instrumentistas complementares e apaixonadas:
Cordelia Palm, violinista de origem alemã (diplomada pela Musikhochschule de Karlsruhe, Alemanha, e pela Julliard School de Nova Iorque (EUA), onde trabalhou com Ivan Galamian), cuja brilhante carreira a levou a ser Supersolista de Violino Solo da Orchestre National Avignon Provence, e concertista e membro de vários agrupamentos franceses de música de câmara. Ao longo da sua carreira, Cordelia actuou ao lado de grandes artistas como Henri Demarquette, Bruno Rigutto, Gary Hoffman, Vahan Mardirossian, Olivier Charlier, Patrice Fontanarosa, Jean-Claude Pennetier, Jean-Claude Malgoire, Philippe Bary, Blandine Dumay, etc. Entre os álbuns da sua bela discografia, é a primeira violinista a gravar música para violino e orquestra da compositora francesa Charlotte Sohy num álbum lançado em 2022 (na editora francesa "La boîte à pépites"); um álbum amplamente aclamado pelo público e pela crítica.
Aliénor Girard-Guigas, harpista francesa (diplomada com distinção pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon), também actuou sob a batuta de muitos maestros prestigiados,tais como Michel Plasson, Gilbert Amy, Jean-Claude Casadesus, Jean-Jacques Kantorow, Leonard Slatkin, Jun Märkl, Kent Nagano, Evelino Pido, Rolf Reuter, Emmanuel Krivine, Mikko Franck e Kazushi Ono, tocando em muitos festivais importantes.
Ao longo dos anos, Cordelia e Aliénor trabalharam juntas em numerosas ocasiões e para diversos projectos, tanto como solistas como em concertos com orquestra nas principais salas e festivais da cena musical clássica (Festival La Roque d'Anthéron, Chorégies d'Orange, etc.).
Foi assim que, em 2002, com o desejo de explorar novos estilos de música e novos repertórios, e unidas por uma bela amizade e uma paixão partilhada pela música de câmara, Cordelia e Aliénor criaram o Duo Alcor.
Alcor... um Dúo, mas também um símbolo!
De facto, o nome "Duo Alcor" não é apenas formado pela combinação das primeiras sílabas dos seus próprios nomes, está também ligado ao nome de uma estrela real; uma das 7 estrelas (número sagrado da união entre a Terra e o Céu) da mais brilhante constelação árctica do Norte, apelidada de "Carruagem de David",... um rei harpista em busca de harmonia!
"O melhor trio grego do nosso tempo". - C. Papageorgiou
"Galan Trio mostrou o caminho da sobrevivência da música tonal na floresta da inovação da música moderna". - G. Voulgaris
"Se eles tiraram o seu nome da palavra "galante", então a sua interpretação dos Trios de Brahms, provou que estavam certos!" - G. Leotsakos
Petros Bouras (piano), Babis Karasavvidis (violino) e Marina Kolovou (violoncelo) - três solistas com uma visão comum: abordar a literatura musical clássica de uma forma fresca e enérgica. O Galan Trio expressa a substância da grande música através da sua perspectiva pessoal e utilizam a vídeo-arte, a iluminação e a dança para melhorar a experiência do público.
O repertório do Galan Trio inclui clássicos do trio de piano de Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms, Fanny Mendelssohn, Franz Schubert, Clara Schumann, e Dimitri Shostakovich. Apresentaram novos trios por David Haladjian, Vincent Kennedy, Thomas Bramel, Harald Weiss, Nikos Xanthoulis e Vasco Pereira.
O Galan Trio tem actuado em festivais de música, universidades e fundações e associações musicais em toda a Grécia. As suas actuações têm sido transmitidas pela rádio e televisão europeias. Apresentaram-se no Festival de Inspirações Gregas 2016 na China, Gulangyu, "A ilha do piano".
O seu álbum de estreia, "Switch", nova música composta para o Galan Trio por compositores de renome internacional, recebeu a sua estreia mundial no Megaron Hall, Atenas. Seguiram-se actuações no "Komitas Festival" em Yerevan, Arménia; na Escola de Música Eduard Kzrtmyan em Vanadzor, Arménia; no Salão Sant Pere Civic em Maiorca, Espanha; e em Haia, Holanda.
Irrera Brothers Duo
Citado pela New York Concert Review como tendo proporcionado uma "actuação fascinante e dinâmica" no seu concerto mais recente no Carnegie Hall, o Irrera Brothers Duo, aclamado pela crítica, cativou audiências nos Estados Unidos e no estrangeiro. Os irmãos têm uma agenda activa de actuações em cada temporada, tendo também actuado no Lincoln Center, no Kennedy Center, no Spivey Hall, no Eastman Theatre e internacionalmente na Europa e na América Central.
Os Irmãos Irrera lançaram gravações em CD, incluindo "Beethoven & Prokofiev" (2012), um álbum de sonatas para violino e piano e "Vitali" (2014), que inclui a obra intitulada "Bow Shock", escrita para eles e estreada no Carnegie Hall em 2013. O mais recente álbum do dúo, com as obras completas para violino e piano de Robert Morris, Professor de Composição na Eastman School of Music, foi lançado em Junho de 2019 pela editora Centaur Record. Incluído no álbum está "Drawn Onward- Fantasy for Violin and Piano", composto para os Irmãos Irrera em 2014, que recebeu óptimas críticas. A Fanfare Magazine elogiou os Irrera como "... intérpretes sensíveis, fazendo emergir ligações motivacionais entre as duas partes e infundindo à música uma grande humanidade".
Para além da sua colaboração em dúo, Joseph e John são também solistas famosos. Joseph, um artista Steinway, é laureado em muitos concursos de piano nacionais e internacionais, incluindo o Concurso Internacional de Piano Guthman em Atlanta, Geórgia, o Concurso Internacional de Piano Young Artists em Washington, D.C., o Concurso Internacional de Piano Eastman Young Artists e o Concurso Internacional de Piano American Protégé em Nova Iorque. Joseph actuou como solista com a Orquestra Filarmónica de Rochester, a Sinfónica de Penfield, a Orquestra Sinfónica de Genesee e a Sinfónica da Geórgia e colaborou com maestros como Leonard Slatkin e Christopher Seaman. Mais recentemente, Joseph gravou obras para piano solo de Scarlatti, Schumann e Chopin, que foram lançadas pela Steinway & Sons.
John, elogiado pelo Santa Barbara Daily Sound pelas suas actuações a solo "comoventes" e "hipnóticas", foi vencedor de muitos concursos nacionais e internacionais, tendo também actuado como solista com a Rochester Philharmonic Orchestra, o Eastman Percussion Ensemble, a Penfield Symphony, a Metropolitan Youth Symphony Orchestra de Atlanta, a Georgia Tech Chamber Orchestra e na Georgia Music Educators Association Conference. John colaborou com músicos notáveis como Michael Tilson Thomas, Nicholas McGegan, Peter Oundjian e o compositor Tan Dun com o Metropolis Ensemble, nomeado para um Grammy. Actualmente, John é Professor Assistente de Violino na Virginia Tech e Concertino Associado da Orquestra Sinfónica de Roanoke.
Como educadores e professores dedicados, Joseph e John actuaram como artistas convidados apresentando actuações, “masterclasses”, apresentações e palestras em várias universidades nos Estados Unidos e no estrangeiro. Também fizeram “workshops” na Conferência da Associação de Professores de Música do Estado de Nova Iorque, na Associação de Professores de Música da Geórgia e na Conferência Nacional da MTNA de 2015 em Las Vegas, Nevada, fazendo parte do júri das Finais Nacionais do Concurso da MTNA desse ano. Os Irmãos Irrera são também frequentemente convidados como colaboradores convidados actuando com membros da Sinfónica de Dallas, o Quarteto Ying, o falecido Zvi Zeitlin, e foram solistas de destaque com a Orquestra Sinfónica da Geórgia e a Orquestra Sinfónica Juvenil Metropolitana.
"Rita D'Arcangelo toca com um som lindo e uma técnica notável. A isto acresce um equilíbrio musical e uma sensibilidade que toca o ouvinte quando toca". - Sir James Galway
Biografia
Rita D'Arcangelo iniciou os seus estudos de flauta no Conservatório Estatal de Música em Pescara, Itália, onde se formou com distinção, estudando com Sandro Carbone. É licenciada pelo Royal Northern College of Music em Manchester, pela International Academy of Music em Milão, onde estudou com Raffaele Trevisani, e pela Hochschule für Musik em Mannheim (Master in Orchestral Studies and Soloist Diploma), onde estudou com Jean-Michel Tanguy.
Teve o privilégio de participar na primeira masterclass italiana realizada por Sir James Galway, e desde então participou em masterclasses com Galway em Itália e na Suíça, onde em Weggis (2008), ecebe a Bolsa Marc Rich Foundation para Realização Artística e, como vencedora do 1º prémio seleccionada por voto popular, junta a cabeça de flauta Nagahara em ouro de 14k. Noutros concursos ganhou o 1º prémio no concurso de flauta do Rotary Club de Pescara, 2º prémio no 11º Concurso Internacional de Flauta "A. Ponchielli" em Cremona (não foi atribuído o 1º prémio), 1º lugar na secção de flauta solo e 2º prémio geral no Concurso Internacional de Flauta "F. Kuhlau" em Uelzen (Alemanha) e 1º prémio no Concurso Internacional de Flauta "Alexander e Buono" para 2011 em Nova Iorque. Rita D'Arcangelo debutou no Carnegie Hall, em Outubro de 2011.
Rita D'Arcangelo teve as suas primeiras experiências orquestrais com a Orquestra Juvenil de Abruzzo (Itália) e desde então tem tocado como primeira flauta em várias orquestras de Itália e do estrangeiro, incluindo a Academia Orquestral da Orquestra Sinfónica "A. Toscanini" em Parma, L'Orchestre des Jeunes de l'Union Européenne, a Orquestra Universitária de Milão, Kurpfaelzische Kammer Orchester, e com a Philharmonie der Nationen, com quem fez digressão na Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Polónia, Espanha e China.
Em 2008 foi seleccionada, após um concurso internacional, para ser membro da Hyogo Performing Arts Center Orchestra (Japão) sob a direcção artística de Yutaka Sado. Foi flautista principal da orquestra Hyogo de Setembro de 2008 a Março de 2011, durante o qual tocou mais de 300 concertos nas mais prestigiadas salas de concertos do Japão e participou em gravações para a Rádio e Televisão Nacional Japonesa (NHK). Durante este período serviu também como flautista principal convidada na Orquestra Filarmónica de Osaka.
De Maio de 2011 a Novembro de 2013 ocupou o cargo de flautista principal com a CEA Filharmonia Gorzowska-Gorzow Orchestra (Polónia) sob a direcção artística de Piotr Borkowski e, desde Outubro de 2013, é flautista principal da United Chamber Orchestra e solista de flauta com a Motion String Orchestra em Berlim.
Como solista, ela gravou para as rádios alemãs SR2, SWR e WDR e para a Rádio Vaticano. Em 2006 foi convidada a apresentar o "Concerto em D-major" (K314) de W. A. Mozart para a abertura do Ano Mozart na Cidade de Mannheim, no prestigiado Teatro Rosengarten. Apresentou o "Concierto Pastoral" de Joaquin Rodrigo com a Filarmónica Baden- Badener em 2008, e em 2009 interpretou o "Concerto em Mi menor" de Saverio Mercadante e o "Concierto" de Rodrigo com a Orquestra do Centro de Artes Performativas de Hyogo (Japão). Em Outubro de 2009, estreou o "Concierto Pastoral" de Rodrigo na Eslovénia, onde foi convidada para uma digressão de concertos pelo país com a Orquestra Festine, dirigida por Ziva Ploj Persuh. O concerto em Ljubljana foi gravado e transmitido pela Televisão Nacional Eslovena. Actuou como solista em várias ocasiões com a Filharmonia Gorzowska, com a Orquestra de Câmara Unida no Festival de Oldenburger Promenaden, na Alemanha, e nas suas Tours de Concertos regulares no Japão. Em Julho de 2016 e 2019 foi convidada como Artista Convidada no Sir James Galway Weggis Flute Festival.
Como músico de câmara, colaborou com uma variedade de grupos, na Europa, Ásia e EUA. Toca regularmente com o pianista italiano Giuliano Mazzoccante e com o guitarrista polaco Jakub Kościuszko.
É professora convidada de flauta na Academia Internacional de Música de Kansai (Japão) e deu master classes em prestigiadas escolas de música no Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Malta, Itália, Polónia, Eslovénia, Espanha e E.U.A.
Rita é actualmente Professora de Flauta no Departamento de Música da Universidade Estatal Alemã BTU - Cottbus e na Universidade privada "Akademie für Musik" em BerlimA discografia publicada inclui: Chedeville: O Pastor Fido, 6 sonatas para flauta e continuo (Wide Classique 2010); Allegro con Brio (Wide Classique 2012) em duo com Giuliano Mazzoccante, vencedor do Prémio de Excelência na categoria Solo de Interpretação Instrumental dos Global Music Awards, Los Angeles, E.U.A. A; A Virtuoso Journey, (2015 Centauro) vencedor da "Medalha de Ouro - Prémio de Excelência" dos Global Music Awards, Los Angeles, EUA; Rita D'Arcangelo - Jakub Kościuszko (QBK - 2016); Solo Bach (Centauro 2017) dedicado à música de flauta solo por J. S. Bach e C. Ph. E. Bach com também algumas transcrições, feitas por Rita D'Arcangelo, do repertório para violino e violoncelo de J.S. Bach. “Inspired by Rita D'Arcangelo” (QBK- 2019), gravações de obras compostas e dedicadas a si e inspiradas na sua arte.
Rita D'Arcangelo é uma Artista de Flautas Nagahara e toca num belo instrumento criado expressamente para ela por Kanichi Nagahara.
A ChamberMusicBox foi fundada em 2016, quando um grupo de músicos internacionais de renome se reuniu em toda a Europa para realizar uma série de concertos de música de câmara em Londres.
Os seus fundadores, o violinista Yuri Kalnits e a violoncelista Julia Morneweg, têm a visão de actuar e explorar um repertório excitante com amigos excepcionalmente talentosos e que partilhem essa mesma visão, para promover o respeito mútuo e a empatia na comunidade através da música com generosidade e paixão, e que o público seja parte de toda essa experiência.
Com inúmeras actuações nos grandes palcos internacionais, dezenas de prémios em alguns dos concursos mais prestigiados do mundo, e uma série de gravações aclamadas entre eles, esta comunidade sempre crescente de músicos europeus notáveis, prospera na criação de programas de concertos tão diversos quanto únicos.
Desde duos e trios íntimos a octetos de grande escala, cada concerto ChamberMusicBox é uma fascinante viagem de descoberta apresentada por um grupo internacional de músicos com uma linguagem musical comum.
Nascida em Erevan, Arménia, Luciné Aproyan Da Silva entrou no Conservatório Nacional de Erevan em 1997 e completou a sua formação em Canto, Representação, Direcção, Dança, Música de Câmara, Polifonia, História da Música, Poesia, Filosofia, Psicologia (adulto/criança), e obteve o Diploma Superior de Artista de Concerto e Professor de Canto.
Durante os seus estudos no Estúdio de Ópera de Yerevan Luciné desempenhou vários papéis incluindo a mãe de Anush em "Anush" de A.Tigranian, Olga em "Eugene Onegin" de Tchaikovsky, Tatiana em "A Rainha das Espadas" de Tchaikovsky, Marfa em "A Khovantchina" de Mussorgsky, Cherubino em "Le Nozze di Figaro" de Mozart, e Zerlina em "Don Giovanni" de Mozart.
Em Novembro de 2005, Luciné mudou-se para França onde obteve o Diploma de Performance, o Diploma Superior de Arte Lírica e o Diploma Superior de Artista de Concerto da École Normal de Musique de Paris Alfred Cortot.
Na Alemanha (Bad Wildbad), Luciné foi convidada para interpretar Boabdil "Boabdil Re di Granata", Balducci e para a Arménia (Yerevan) para interpretar Cenerentola "La Cenerentola", Rossini na Ópera Nacional de Yerevan
Luciné interpretou Juditha em "Juditha Triumphans", Vivaldi - dirigido por Marie-Paule Nounou, Montpellier, França.
Luciné participou numa série de concertos na Ópera de Nice e na região da Côte d'Azur, como parte do programa "Grandes Vozes do Amanhã".
É solista no espectáculo "Três sublimes" no Jardim de St. Adrien, Servian, com os músicos da Orquestra Nacional de Montpellier, o director musical Chris Hainsworth.
Luciné participou na apresentação da temporada do 30º aniversário do Atelier Lyrique de Tourcoing, sob a direcção de Jean-Claude Malgoire, no Teatro Raymond Devos em Tourcoing.
"La Petite Messe Solennelle", Rossini - dirigido por Jean-Philippe Delavault, direcção musical por Jean-Claude Malgoire, no Teatro Raymond Devos em Tourcoing.
"Os Pecados da Juventude", Rossini - quarteto da Academia Sainte Cécile, sob a direcção de Philippe Couvert, direcção musical Jean-Claude Malgoire, Tourcoing, Paris.
"La Petite Messe Solennelle", Rossini - dirigido por Michel Piquemal, como parte do festival Pézenas Enchantée, Pézenas, Balaruc les Bains e Montpellier.
Luciné realizou Magnificat, Gloria e Motet "Longe mala" de Vivaldi; Stabat Mater de Pergolesi, Salmo 137 de Liszt, Cantata de Handel "Mi Palpita Il Cor".
Luciné apareceu em Les Grands Airs du Baroque Brésilien - dirigida por Ivonete Rigot-Muller, no teatro Passage vers les Étoiles e na igreja Saint-Germain des Prés, Paris. Realizou um concerto Duo, com Ivonete Rigot-Muller (soprano) e Maria Hélèna Elias (piano), no teatro Passage vers les Étoiles, Paris. Cantou em concertos no âmbito do festival da vinha Pic Saint Loup no Hérault, e participou no festival da cultura russa em França, teatro TMM, Moëlan-sur-Mer, França.
Recitais:
"Rencontre" no teatro le Passage vers les Étoiles, organizado pelo ABC, Paris.
L'espace Georges Bernanos, organizado pela ENDMP, Paris.
Café Lyrique Enchanté como parte do festival Pézenas Enchantée, em L'Illustre Théâtre de Pézenas.
Luciné actua durante todo o ano em recitais, concertos, espectáculos e festivais em França, Arménia, Rússia, Ucrânia...
A soprano lírica Rita Moldão é licenciada em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe de Fernanda Correia. Rita continuou os seus estudos em Espanha com Elisabete Matos, Francesco Pio Galasso, Francesca Roig, Alfio Grasso e em Itália com Enza Ferrari. Participou em master classes com Raina Kabaiwanska, Enza Ferrari, Charles Spencer, Hilde Zadek, Fernanda Correia, Elisabete Matos, Miguel Ortega e Francesca Roig.
Rita fez a sua estreia em 2003 como Susana em Le nozze di Figaro de Mozart, numa produção do Festival de Música de Gaia (Portugal) com a Orquestra das Beiras. Um ano mais tarde foi Le Feu, La Princese e Le Rossignol em L'enfant et les sortileges de Ravel. Rita interpretou Die Königin der Nacht em Die Zauberflöte e Bastienne em Bastian und Bastienne por Mozart, Lucy em The Telephone de Menotti e Princesa em El gato con Botas por Montsalvatge.
O repertório de música de câmara e música sacra de Rita inclui Exsultate, jubilate, Coronation Mass e Missa brevis de Mozart, Handel's Messiah, Vivaldi's Gloria e Orff's Carmina Burana. A actuação de Rita da Missa de Santa Cecília de Gounod foi transmitida pela televisão portuguesa TVI. Rita estreou o Stabat Mater para quinteto de cordas, mezzo-soprano e soprano de Vasco Pereira e a Cantata de Natal para orquestra, coro e solista, de Rui Soares.
Rita realizou recitais, concertos de orquestra, galas de ópera e programas de música sacra em Portugal, Espanha, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, EUA, França e Itália. Actualmente é a directora da sua Escola de Ópera, CPV Rita Moldão.
O Quarteto de Clarinetes Vert formou-se em Valência, Espanha, no ano de 2000. O seu nome é uma homenagem ao compositor Juan Vert Carbonell conhecido por obras tão populares como "A Lenda do Beijo". Influenciados pela música clássica, contemporânea, jazz, popular, as interpretações de Vert despertaram o interesse de um público bastante variado.
Vert é frequentemente apresentado em ciclos de música de câmara na País Valenciano e actuaram na Radio Televisión Valenciana. Foram apresentadas no Conservatório Profissional de Música Carcaixent, Universidade de Alicante, Ministério da Cultura da Cantábria, e no Palau de la Música de Valencia.
Vert promove activamente a criação de obras originais para quarteto de clarinete. Encomendaram, estrearam e gravaram novas obras de mais de 18 compositores. A insistência em apresentar sempre repertório novo e original, o esforço feito para alcançar a mais alta qualidade instrumental, e o rigor com que trabalham os vários estilos interpretativos, fazem deste quarteto uma formação de referência no panorama actual da criação espanhola contemporânea.
O Quarteto de Clarinetes Vert tem uma Linha Editorial no Grupo Editorial Brotons & Mercadal, na qual são publicadas as obras dedicadas exclusivamente a eles.
Zacharias Tarpagkos (Zach Tarpagos) é um flautista permanente da Ópera Nacional Grega. A sua atividade inclui participações como solista em salas de concerto em todo o mundo, como a Sala Tchaikovsky em Moscovo, a Boston Symphony Hall, a Tokyo Opera City Concert Hall, a Queen Elizabeth Hall, o Seine Musical em Paris, o Teatro Real em Madrid, a Sala de Concertos de Atenas e Salónica, a Sala de Concertos da Fundação Onassis e a Sala Stavros Niarchos.
Colaborando com a Armonia Atenea/Kamerata Orchestra of Friends of Music, Zacharias gravou com instrumentos de época para a Deutsche Grammophone e Decca Classics e participou em festivais internacionais como o BBC Proms em Londres e o Festival de Salzburgo na Áustria.
A sua atividade em música de câmara trouxe-lhe convites para diferentes partes do mundo, incluindo o Festival Internacional de Flauta em Aveiro, Portugal; o Festival Internacional de Música de Câmara em Ohrid, Macedónia do Norte; e o Blue Rose Hall do Suntory Hall em Tóquio, Japão.
Zacharias organiza e apoia plataformas de educação musical para crianças que vivem em condições extremamente desfavoráveis na Grécia e no estrangeiro, com o objetivo de melhorar a qualidade das suas vidas através da interacção musical.
O pianista Petros Bouras nasceu em Atenas, Grécia. Aos sete anos de idade iniciou os seus estudos de piano e em 2006 recebeu o seu diploma do Conservatório Horizons Musical com uma qualificação excepcional. Em Julho de 2006, frequentou aulas na Academia Musical Internacional de Verão da Alsácia (Musicalta). Foi aceite pelo Trinity College of Music para um Master of Performance na classe do Professor Yonty Solomon. Petros participou em vários seminários de grandes solistas de piano, incluindo France Clidat, Ivo Pogorelich e Bernard Ringeissen.
Como concertista internacional, Petros tem sido solista de concerto com a Orquestra Nacional Grega. Tem dado numerosos recitais e concertos de música de câmara nos EUA, Suíça, Alemanha, Reino Unido, França, Holanda, Bélgica, Espanha, Arménia, Luxemburgo e Polónia. Recentemente, tornou-se o primeiro pianista grego a actuar em Gulangyu, a ilha do piano da China, dando quatro concertos com diferentes repertórios. Deu concertos em todo o mundo com a conhecida Mezzo Soprano Alexandra Gravas.
Petros, sempre interessado em expressar-se através de diferentes géneros, tornou-se membro da Orquestra Oticons, onde actuou com o compositor de cinema Shigeru Umebayashi e o maestro Dirk Brosse. É membro da StarWound, uma conhecida banda grega anglófona, que introduziu o género musical "rock cabaret" na Grécia.
Solistas e músicos de câmara de renome, o UmbriaEnsemble apresenta-se como um ensemble de elevada qualidade artística e de constante pesquisa musical, definido pela crítica como a "ponta de lança" da atual produção camerística italiana, modular e ágil na orgânica - do Trio ao Octeto, até à Orquestra de Câmara "i Solisti dell'Umbria" - o que torna o Ensemble polifuncional e sempre competitivo em todas as situações. A abordagem do repertório do UmbriaEnsemble é caracterizada por um dinamismo vital aberto à comparação e sinergia com outras Artes.
O UmbriaEnsemble foi convidado a representar a Itália com um concerto em Bruxelas, no Cercle Royale Gaulois, por ocasião do Semestre da Presidência Italiana do Conselho da União Europeia e a atuar num concerto para o Parlamento Europeu em Estrasburgo.
O UmbriaEnsemble é membro da Associazione Musica e Grande Guerra (Associação Música e Grande Guerra), que trabalha no domínio da investigação e promoção da música escrita durante o período da guerra sob o alto patrocínio da Estrutura de Missão para a Comemoração do Centenário da Primeira Guerra Mundial.
O UmbriaEnsemble participou no projeto de formação e educação musical e ambiental "A Natureza da Arte" em colaboração com Mestres Luthiers da Úmbria e de Cremona;
O CD "Heaven" do UmbriaEnsemble resultante da pesquisa no RockProg foi eleito "CD do Mês e entre os melhores do ano 2013" pela revista "SUONO"
O UmbriaEnsemble fez uma digressão pela China e apresentou concertos em Chipre, França, Suíça, Bélgica e Inglaterra. Gravaram um CD para a "Camerata Tokyo" com música de Brahms e Schubert e produziram um grande projeto discográfico dedicado à música de câmara de Paganini. A sua produção de "Stories of the Last Days", um espetáculo original inspirado no pintor renascentista Luca Signorelli, foi apresentada em várias capitais europeias e lançada em DVD.
"Fratres" do UmbriaEnsemble, uma obra original de Música, Dança, Canto Lírico e Poesia dedicada às grandes figuras de Santos, Heróis e Artistas, foi transmitida pelos canais nacionais de televisão RAI por ocasião das festividades franciscanas de 2014.
O Emerald Duo explora o repertório invulgar de composições originais para violino e violoncelo e está sempre interessado em descobrir novas peças para esta combinação musical invulgar, muitas vezes encomendando e estreando peças de compositores americanos. Desde 1986, o duo tem tocado nos Estados Unidos, Canadá e México, e actua regularmente na Europa aclamados pela crítica. Além disso, o duo tem apresentado música do Holocausto há muitos anos e tem dado recitais de conferências em todos os EUA e Canadá sobre a música e as condições dos campos de concentração durante o Holocausto.
O duo é co-director da série musical de câmara Musica Viva no Vale Central da Califórnia. Passam os seus verões a ensinar e a actuar na Europa e a participar no Victoria (TX) Bach Festival e no Durango (CO) Chamber Music Festival.
Ambos os membros do Duo Esmeralda ensinaram em numerosas universidades e tiveram grande sucesso como intérpretes activos, pedagogos, jurados de concursos e artistas de gravação nos Estados Unidos, Europa, e Extremo Oriente. O casal reside em Auberry, CA, desde 2001. O nome "The Emerald Duo" foi escolhido porque ambos os músicos nasceram no mês de Maio. A pedra preciosa de nascimento do mês de Maio é a Esmeralda.
O Emerald Duo está disponível para concertos, masterclasses e workshops, adjudicações, residências e apresentações escolares. Por favor, visite o seu website para mais informações.
A violinista Susan Doering goza de uma vida multifacetada como intérprete solo, músico de câmara, músico de orquestra, e maestro. Ela também ensina, faz de juri em concursos nos EUA. Viveu, viajou ou actuou em 48 dos 50 estados (excepto o Alasca e a Florida), e em Washington DC e também em muitas partes do México e Canadá. Gravou muitos CDs para uma variedade de editoras, incluindo a Albany, Centaur, harmonia mundi e Artisie4.
Susan obteve o seu Bacharelato em Música na Universidade do Sul da Califórnia, tocando também em cinco orquestras regionais e numa variedade de estúdios. Na Universidade de Michigan recebeu o seu Mestrado em Música e tocou nas orquestras regionais de Toledo, Lansing, Flint, Saginaw, e Adrian (como violinista principal). Para além de tocar música de câmara em muitas embaixadas em Washington DC e de actuar com orquestras locais, recebeu o seu doutoramento em Artes Musicais da Universidade de Maryland, College Park.
Susan foi professora associada na Universidade Estatal do Missouri, fez parte do corpo docente da Universidade Estatal do Arizona, e também ensinou na Universidade Estatal de Fresno. Toca num violino feito para ela por Robert Clemens de St. Louis, modelado depois de um Guarneri del Gesu de 1742 (construído em Cremona, Itália).
Actualmente a Dra. Doering viaja extensivamente pelos EUA e Europa, tocando uma diversidade de concertos de música de câmara, e actuando em muitas orquestras regionais (Sequoia Symphony como spalla, Fresno Philharmonic, Stockton, Monterey e outras). Ensina violino e viola na Universidade de Fresno Pacific e tem também um estúdio privado de violino/viola.
Também é musicoterapeuta certificada, mantém uma clínica privada em Central Valley, trabalhando com uma diversidade de clientes, incluindo vítimas de AVC, doentes de Alzheimer e Parkinson, clientes de gestão da dor, e questões relativas à saúde e bem-estar.
Dieter Wulfhorst, violoncelista, actuou extensivamente em mais de vinte estados dos Estados Unidos, e no Canadá, México, Europa, Ásia, e Austrália como solista, músico de câmara, e orquestrador. Depois de ter ocupado cargos docentes em várias universidades no Colorado, Pensilvânia, Mississipi e Califórnia, o Dr. Wulfhorst é agora membro da "Freeway Philharmonic", tocando todas as semanas com uma orquestra diferente. É membro da Sinfonia de Santa Rosa; violoncelista principal da Sinfonia de Bakersfield; e actua regularmente com numerosas outras orquestras profissionais, incluindo Sacramento, Monterey, Fresno, Modesto e Stockton.
Dieter é o co-director (com Susan Doering) da Musica Viva, uma organização que oferece concertos de música de câmara gratuitos em todo o Central Valley da Califórnia. Passa os seus Verões a actuar e a ensinar em festivais de música no Texas, Colorado, e Alemanha.
Nascido e criado na Alemanha, Dieter estudou com Friedrich-Jürgen Sellheim em Hannover. Como laureado no concurso nacional de jovens "Jugend musiziert", foi membro da Orquestra Nacional da Juventude da Alemanha de 1976 a 1979. Wulfhorst tocou nas orquestras profissionais de Hannover (Ópera e Rádio Estatal), Göttingen, e Hildesheim antes de vir para os EUA para continuar os seus estudos com Evelyn Elsing e o Quarteto Guarneri na Universidade de Maryland, no College Park, onde obteve os graus de Mestre de Música e de Doutor em Artes Musicais.
Entre os CD’s de Dieter, encontram-se os duetos de violoncelo de Jacques Offenbach, Kol Nidrei de Bruch, Three Nocturnes de Ernest Bloch, e composições de Thomas Bramel. Dieter também gravou obras de câmara de Clara Kathleen Rogers, Handel Sonatas arranjadas para saxofone e baixo continuo, e música de Tarik O'Regan com o conjunto vocal profissional "Conspirare" (nomeado para dois prémios Grammy®).
Dieter toca um violoncelo criado por Giovanni Battista Rogeri (Brescia, 1693).Para mais informações sobre as suas gravações, concertos, e outras actividades visite o seu website.