Duo Alcor
O Duo Alcor, é um duo sediado em França e formado em 2002, nasceu da cumplicidade musical muito especial entre duas instrumentistas complementares e apaixonadas:
Cordelia Palm, violinista de origem alemã (diplomada pela Musikhochschule de Karlsruhe, Alemanha, e pela Julliard School de Nova Iorque (EUA), onde trabalhou com Ivan Galamian), cuja brilhante carreira a levou a ser Supersolista de Violino Solo da Orchestre National Avignon Provence, e concertista e membro de vários agrupamentos franceses de música de câmara. Ao longo da sua carreira, Cordelia actuou ao lado de grandes artistas como Henri Demarquette, Bruno Rigutto, Gary Hoffman, Vahan Mardirossian, Olivier Charlier, Patrice Fontanarosa, Jean-Claude Pennetier, Jean-Claude Malgoire, Philippe Bary, Blandine Dumay, etc. Entre os álbuns da sua bela discografia, é a primeira violinista a gravar música para violino e orquestra da compositora francesa Charlotte Sohy num álbum lançado em 2022 (na editora francesa "La boîte à pépites"); um álbum amplamente aclamado pelo público e pela crítica.
Aliénor Girard-Guigas, harpista francesa (diplomada com distinção pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon), também actuou sob a batuta de muitos maestros prestigiados,tais como Michel Plasson, Gilbert Amy, Jean-Claude Casadesus, Jean-Jacques Kantorow, Leonard Slatkin, Jun Märkl, Kent Nagano, Evelino Pido, Rolf Reuter, Emmanuel Krivine, Mikko Franck e Kazushi Ono, tocando em muitos festivais importantes.
Ao longo dos anos, Cordelia e Aliénor trabalharam juntas em numerosas ocasiões e para diversos projectos, tanto como solistas como em concertos com orquestra nas principais salas e festivais da cena musical clássica (Festival La Roque d'Anthéron, Chorégies d'Orange, etc.).
Foi assim que, em 2002, com o desejo de explorar novos estilos de música e novos repertórios, e unidas por uma bela amizade e uma paixão partilhada pela música de câmara, Cordelia e Aliénor criaram o Duo Alcor.
Alcor... um Dúo, mas também um símbolo!
De facto, o nome "Duo Alcor" não é apenas formado pela combinação das primeiras sílabas dos seus próprios nomes, está também ligado ao nome de uma estrela real; uma das 7 estrelas (número sagrado da união entre a Terra e o Céu) da mais brilhante constelação árctica do Norte, apelidada de "Carruagem de David",... um rei harpista em busca de harmonia!