Solistas e músicos de câmara de renome, o UmbriaEnsemble apresenta-se como um ensemble de elevada qualidade artística e de constante pesquisa musical, definido pela crítica como a "ponta de lança" da atual produção camerística italiana, modular e ágil na orgânica - do Trio ao Octeto, até à Orquestra de Câmara "i Solisti dell'Umbria" - o que torna o Ensemble polifuncional e sempre competitivo em todas as situações. A abordagem do repertório do UmbriaEnsemble é caracterizada por um dinamismo vital aberto à comparação e sinergia com outras Artes.
O UmbriaEnsemble foi convidado a representar a Itália com um concerto em Bruxelas, no Cercle Royale Gaulois, por ocasião do Semestre da Presidência Italiana do Conselho da União Europeia e a atuar num concerto para o Parlamento Europeu em Estrasburgo.
O UmbriaEnsemble é membro da Associazione Musica e Grande Guerra (Associação Música e Grande Guerra), que trabalha no domínio da investigação e promoção da música escrita durante o período da guerra sob o alto patrocínio da Estrutura de Missão para a Comemoração do Centenário da Primeira Guerra Mundial.
O UmbriaEnsemble participou no projeto de formação e educação musical e ambiental "A Natureza da Arte" em colaboração com Mestres Luthiers da Úmbria e de Cremona;
O CD "Heaven" do UmbriaEnsemble resultante da pesquisa no RockProg foi eleito "CD do Mês e entre os melhores do ano 2013" pela revista "SUONO"
O UmbriaEnsemble fez uma digressão pela China e apresentou concertos em Chipre, França, Suíça, Bélgica e Inglaterra. Gravaram um CD para a "Camerata Tokyo" com música de Brahms e Schubert e produziram um grande projeto discográfico dedicado à música de câmara de Paganini. A sua produção de "Stories of the Last Days", um espetáculo original inspirado no pintor renascentista Luca Signorelli, foi apresentada em várias capitais europeias e lançada em DVD.
"Fratres" do UmbriaEnsemble, uma obra original de Música, Dança, Canto Lírico e Poesia dedicada às grandes figuras de Santos, Heróis e Artistas, foi transmitida pelos canais nacionais de televisão RAI por ocasião das festividades franciscanas de 2014.