"Rita D'Arcangelo toca com um som lindo e uma técnica notável. A isto acresce um equilíbrio musical e uma sensibilidade que toca o ouvinte quando toca". - Sir James Galway
Biografia
Rita D'Arcangelo iniciou os seus estudos de flauta no Conservatório Estatal de Música em Pescara, Itália, onde se formou com distinção, estudando com Sandro Carbone. É licenciada pelo Royal Northern College of Music em Manchester, pela International Academy of Music em Milão, onde estudou com Raffaele Trevisani, e pela Hochschule für Musik em Mannheim (Master in Orchestral Studies and Soloist Diploma), onde estudou com Jean-Michel Tanguy.
Teve o privilégio de participar na primeira masterclass italiana realizada por Sir James Galway, e desde então participou em masterclasses com Galway em Itália e na Suíça, onde em Weggis (2008), ecebe a Bolsa Marc Rich Foundation para Realização Artística e, como vencedora do 1º prémio seleccionada por voto popular, junta a cabeça de flauta Nagahara em ouro de 14k. Noutros concursos ganhou o 1º prémio no concurso de flauta do Rotary Club de Pescara, 2º prémio no 11º Concurso Internacional de Flauta "A. Ponchielli" em Cremona (não foi atribuído o 1º prémio), 1º lugar na secção de flauta solo e 2º prémio geral no Concurso Internacional de Flauta "F. Kuhlau" em Uelzen (Alemanha) e 1º prémio no Concurso Internacional de Flauta "Alexander e Buono" para 2011 em Nova Iorque. Rita D'Arcangelo debutou no Carnegie Hall, em Outubro de 2011.
Rita D'Arcangelo teve as suas primeiras experiências orquestrais com a Orquestra Juvenil de Abruzzo (Itália) e desde então tem tocado como primeira flauta em várias orquestras de Itália e do estrangeiro, incluindo a Academia Orquestral da Orquestra Sinfónica "A. Toscanini" em Parma, L'Orchestre des Jeunes de l'Union Européenne, a Orquestra Universitária de Milão, Kurpfaelzische Kammer Orchester, e com a Philharmonie der Nationen, com quem fez digressão na Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Polónia, Espanha e China.
Em 2008 foi seleccionada, após um concurso internacional, para ser membro da Hyogo Performing Arts Center Orchestra (Japão) sob a direcção artística de Yutaka Sado. Foi flautista principal da orquestra Hyogo de Setembro de 2008 a Março de 2011, durante o qual tocou mais de 300 concertos nas mais prestigiadas salas de concertos do Japão e participou em gravações para a Rádio e Televisão Nacional Japonesa (NHK). Durante este período serviu também como flautista principal convidada na Orquestra Filarmónica de Osaka.
De Maio de 2011 a Novembro de 2013 ocupou o cargo de flautista principal com a CEA Filharmonia Gorzowska-Gorzow Orchestra (Polónia) sob a direcção artística de Piotr Borkowski e, desde Outubro de 2013, é flautista principal da United Chamber Orchestra e solista de flauta com a Motion String Orchestra em Berlim.
Como solista, ela gravou para as rádios alemãs SR2, SWR e WDR e para a Rádio Vaticano. Em 2006 foi convidada a apresentar o "Concerto em D-major" (K314) de W. A. Mozart para a abertura do Ano Mozart na Cidade de Mannheim, no prestigiado Teatro Rosengarten. Apresentou o "Concierto Pastoral" de Joaquin Rodrigo com a Filarmónica Baden- Badener em 2008, e em 2009 interpretou o "Concerto em Mi menor" de Saverio Mercadante e o "Concierto" de Rodrigo com a Orquestra do Centro de Artes Performativas de Hyogo (Japão). Em Outubro de 2009, estreou o "Concierto Pastoral" de Rodrigo na Eslovénia, onde foi convidada para uma digressão de concertos pelo país com a Orquestra Festine, dirigida por Ziva Ploj Persuh. O concerto em Ljubljana foi gravado e transmitido pela Televisão Nacional Eslovena. Actuou como solista em várias ocasiões com a Filharmonia Gorzowska, com a Orquestra de Câmara Unida no Festival de Oldenburger Promenaden, na Alemanha, e nas suas Tours de Concertos regulares no Japão. Em Julho de 2016 e 2019 foi convidada como Artista Convidada no Sir James Galway Weggis Flute Festival.
Como músico de câmara, colaborou com uma variedade de grupos, na Europa, Ásia e EUA. Toca regularmente com o pianista italiano Giuliano Mazzoccante e com o guitarrista polaco Jakub Kościuszko.
É professora convidada de flauta na Academia Internacional de Música de Kansai (Japão) e deu master classes em prestigiadas escolas de música no Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Malta, Itália, Polónia, Eslovénia, Espanha e E.U.A.
Rita é actualmente Professora de Flauta no Departamento de Música da Universidade Estatal Alemã BTU - Cottbus e na Universidade privada "Akademie für Musik" em BerlimA discografia publicada inclui: Chedeville: O Pastor Fido, 6 sonatas para flauta e continuo (Wide Classique 2010); Allegro con Brio (Wide Classique 2012) em duo com Giuliano Mazzoccante, vencedor do Prémio de Excelência na categoria Solo de Interpretação Instrumental dos Global Music Awards, Los Angeles, E.U.A. A; A Virtuoso Journey, (2015 Centauro) vencedor da "Medalha de Ouro - Prémio de Excelência" dos Global Music Awards, Los Angeles, EUA; Rita D'Arcangelo - Jakub Kościuszko (QBK - 2016); Solo Bach (Centauro 2017) dedicado à música de flauta solo por J. S. Bach e C. Ph. E. Bach com também algumas transcrições, feitas por Rita D'Arcangelo, do repertório para violino e violoncelo de J.S. Bach. “Inspired by Rita D'Arcangelo” (QBK- 2019), gravações de obras compostas e dedicadas a si e inspiradas na sua arte.
Rita D'Arcangelo é uma Artista de Flautas Nagahara e toca num belo instrumento criado expressamente para ela por Kanichi Nagahara.