Emerald Duo

The Emerald Duo

O Emerald Duo explora o repertório invulgar de composições originais para violino e violoncelo e está sempre interessado em descobrir novas peças para esta combinação musical invulgar, muitas vezes encomendando e estreando peças de compositores americanos. Desde 1986, o duo tem tocado nos Estados Unidos, Canadá e México, e actua regularmente na Europa aclamados pela crítica. Além disso, o duo tem apresentado música do Holocausto há muitos anos e tem dado recitais de conferências em todos os EUA e Canadá sobre a música e as condições dos campos de concentração durante o Holocausto.

O duo é co-director da série musical de câmara Musica Viva no Vale Central da Califórnia. Passam os seus verões a ensinar e a actuar na Europa e a participar no Victoria (TX) Bach Festival e no Durango (CO) Chamber Music Festival.

Ambos os membros do Duo Esmeralda ensinaram em numerosas universidades e tiveram grande sucesso como intérpretes activos, pedagogos, jurados de concursos e artistas de gravação nos Estados Unidos, Europa, e Extremo Oriente. O casal reside em Auberry, CA, desde 2001. O nome "The Emerald Duo" foi escolhido porque ambos os músicos nasceram no mês de Maio. A pedra preciosa de nascimento do mês de Maio é a Esmeralda.

O Emerald Duo está disponível para concertos, masterclasses e workshops, adjudicações, residências e apresentações escolares. Por favor, visite o seu website para mais informações.

A violinista Susan Doering goza de uma vida multifacetada como intérprete solo, músico de câmara, músico de orquestra, e maestro. Ela também ensina, faz de juri  em concursos nos EUA.  Viveu, viajou ou actuou em 48 dos 50 estados (excepto o Alasca e a Florida), e em Washington DC e também em muitas partes do México e Canadá. Gravou muitos CDs para uma variedade de editoras, incluindo a Albany, Centaur, harmonia mundi e Artisie4.

Susan obteve o seu Bacharelato em Música na Universidade do Sul da Califórnia, tocando também em cinco orquestras regionais e numa variedade de estúdios.  Na Universidade de Michigan recebeu o seu Mestrado em Música e tocou nas orquestras regionais de Toledo, Lansing, Flint, Saginaw, e Adrian (como violinista principal).  Para além de tocar música de câmara em muitas embaixadas em Washington DC e de actuar com orquestras locais, recebeu o seu doutoramento em Artes Musicais da Universidade de Maryland, College Park.

Susan foi professora associada na Universidade Estatal do Missouri, fez parte do corpo docente da Universidade Estatal do Arizona, e também ensinou na Universidade Estatal de Fresno. Toca num violino feito para ela por Robert Clemens de St. Louis, modelado depois de um Guarneri del Gesu de 1742 (construído em Cremona, Itália).

Actualmente a Dra. Doering viaja extensivamente pelos EUA e Europa, tocando uma diversidade de concertos de música de câmara, e actuando em muitas orquestras regionais (Sequoia Symphony como spalla, Fresno Philharmonic, Stockton, Monterey e outras).  Ensina violino e viola na Universidade de Fresno Pacific e tem também um estúdio privado de violino/viola.

Também é musicoterapeuta certificada, mantém uma clínica privada em Central Valley, trabalhando com uma diversidade de clientes, incluindo vítimas de AVC, doentes de Alzheimer e Parkinson, clientes de gestão da dor, e questões relativas à saúde e bem-estar.

Dieter Wulfhorst, violoncelista, actuou extensivamente em mais de vinte estados dos Estados Unidos, e no Canadá, México, Europa, Ásia, e Austrália como solista, músico de câmara, e orquestrador. Depois de ter ocupado cargos docentes em várias universidades no Colorado, Pensilvânia, Mississipi e Califórnia, o Dr. Wulfhorst é agora membro da "Freeway Philharmonic", tocando todas as semanas com uma orquestra diferente. É membro da Sinfonia de Santa Rosa; violoncelista principal da Sinfonia de Bakersfield; e actua regularmente com numerosas outras orquestras profissionais, incluindo Sacramento, Monterey, Fresno, Modesto e Stockton.

Dieter é o co-director (com Susan Doering) da Musica Viva, uma organização que oferece concertos de música de câmara gratuitos em todo o Central Valley da Califórnia. Passa os seus Verões a actuar e a ensinar em festivais de música no Texas, Colorado, e Alemanha.

Nascido e criado na Alemanha, Dieter estudou com Friedrich-Jürgen Sellheim em Hannover. Como laureado no concurso nacional de jovens "Jugend musiziert", foi membro da Orquestra Nacional da Juventude da Alemanha de 1976 a 1979. Wulfhorst tocou nas orquestras profissionais de Hannover (Ópera e Rádio Estatal), Göttingen, e Hildesheim antes de vir para os EUA para continuar os seus estudos com Evelyn Elsing e o Quarteto Guarneri na Universidade de Maryland, no College Park, onde obteve os graus de Mestre de Música e de Doutor em Artes Musicais.

Entre os CD’s de Dieter, encontram-se os duetos de violoncelo de Jacques Offenbach, Kol Nidrei de Bruch, Three Nocturnes de Ernest Bloch, e composições de Thomas Bramel.  Dieter também gravou obras de câmara de Clara Kathleen Rogers, Handel Sonatas arranjadas para saxofone e baixo continuo, e música de Tarik O'Regan com o conjunto vocal profissional "Conspirare" (nomeado para dois prémios Grammy®).

Dieter toca um violoncelo criado por Giovanni Battista Rogeri (Brescia, 1693).Para mais informações sobre as suas gravações, concertos, e outras actividades visite o seu website.

 
 

Emerald Duo performs J.S. Bach and Louis Massonneau for the 2020 Victoria Bach Festival