Nascida em Erevan, Arménia, Luciné Aproyan Da Silva entrou no Conservatório Nacional de Erevan em 1997 e completou a sua formação em Canto, Representação, Direcção, Dança, Música de Câmara, Polifonia, História da Música, Poesia, Filosofia, Psicologia (adulto/criança), e obteve o Diploma Superior de Artista de Concerto e Professor de Canto.
Durante os seus estudos no Estúdio de Ópera de Yerevan Luciné desempenhou vários papéis incluindo a mãe de Anush em "Anush" de A.Tigranian, Olga em "Eugene Onegin" de Tchaikovsky, Tatiana em "A Rainha das Espadas" de Tchaikovsky, Marfa em "A Khovantchina" de Mussorgsky, Cherubino em "Le Nozze di Figaro" de Mozart, e Zerlina em "Don Giovanni" de Mozart.
Em Novembro de 2005, Luciné mudou-se para França onde obteve o Diploma de Performance, o Diploma Superior de Arte Lírica e o Diploma Superior de Artista de Concerto da École Normal de Musique de Paris Alfred Cortot.
Na Alemanha (Bad Wildbad), Luciné foi convidada para interpretar Boabdil "Boabdil Re di Granata", Balducci e para a Arménia (Yerevan) para interpretar Cenerentola "La Cenerentola", Rossini na Ópera Nacional de Yerevan
Luciné interpretou Juditha em "Juditha Triumphans", Vivaldi - dirigido por Marie-Paule Nounou, Montpellier, França.
Luciné participou numa série de concertos na Ópera de Nice e na região da Côte d'Azur, como parte do programa "Grandes Vozes do Amanhã".
É solista no espectáculo "Três sublimes" no Jardim de St. Adrien, Servian, com os músicos da Orquestra Nacional de Montpellier, o director musical Chris Hainsworth.
Luciné participou na apresentação da temporada do 30º aniversário do Atelier Lyrique de Tourcoing, sob a direcção de Jean-Claude Malgoire, no Teatro Raymond Devos em Tourcoing.
"La Petite Messe Solennelle", Rossini - dirigido por Jean-Philippe Delavault, direcção musical por Jean-Claude Malgoire, no Teatro Raymond Devos em Tourcoing.
"Os Pecados da Juventude", Rossini - quarteto da Academia Sainte Cécile, sob a direcção de Philippe Couvert, direcção musical Jean-Claude Malgoire, Tourcoing, Paris.
"La Petite Messe Solennelle", Rossini - dirigido por Michel Piquemal, como parte do festival Pézenas Enchantée, Pézenas, Balaruc les Bains e Montpellier.
Luciné realizou Magnificat, Gloria e Motet "Longe mala" de Vivaldi; Stabat Mater de Pergolesi, Salmo 137 de Liszt, Cantata de Handel "Mi Palpita Il Cor".
Luciné apareceu em Les Grands Airs du Baroque Brésilien - dirigida por Ivonete Rigot-Muller, no teatro Passage vers les Étoiles e na igreja Saint-Germain des Prés, Paris. Realizou um concerto Duo, com Ivonete Rigot-Muller (soprano) e Maria Hélèna Elias (piano), no teatro Passage vers les Étoiles, Paris. Cantou em concertos no âmbito do festival da vinha Pic Saint Loup no Hérault, e participou no festival da cultura russa em França, teatro TMM, Moëlan-sur-Mer, França.
Recitais:
"Rencontre" no teatro le Passage vers les Étoiles, organizado pelo ABC, Paris.
L'espace Georges Bernanos, organizado pela ENDMP, Paris.
Café Lyrique Enchanté como parte do festival Pézenas Enchantée, em L'Illustre Théâtre de Pézenas.
Luciné actua durante todo o ano em recitais, concertos, espectáculos e festivais em França, Arménia, Rússia, Ucrânia...